O projeto Folclore na Escola
de Tempo Integral foi desenvolvido com alunos do 2º ao 5º ano do ensino
fundamental, através de pesquisas, elevando o conhecimento deles. Trabalhar com
o folclore é uma atividade interessante e enriquecedora para as crianças de diferentes níveis de aprendizado,
pois nos leva a um desafio maior, o do conhecimento pessoal.
É importante valorizar o folclore:
ele representa o mais alto valor de uma nação, não importa em que setor se
encontra ou a forma como pode ser classificado, pois está presente em todos os
momentos de nossa vida, na canção de ninar, nas histórias, nos quitutes, nas
cantigas de roda e brincadeiras, na maneira de falar.
O projeto ajuda a identificar e
reconhecer as tradições de um povo e suas manifestações, valorizando a maneira
de agir, pensar, sentir. O folclore brasileiro é muito variado, e as diversas
regiões costumam apresentar manifestações específicas, de acordo com a formação
cultural de seu povo. Basicamente, o folclore brasileiro apresenta três
heranças culturais principais: a dos povos indígenas, a dos colonizadores
portugueses e a dos negros africanos trazidos para o País como escravos. Embora
em menor escala, são também importantes as contribuições dos imigrantes
europeus que começaram a chegar ao Brasil. O folclore brasileiro abrange vários
tipos de manifestação, desde as crendices, lendas e superstições até os
folguedos e as festas populares, passando por danças e comidas típicas.
Nossa equipe escolar, pensando em todos
esses conhecimentos que o folclore nos proporciona, durante o mês de agosto
desenvolveram com os alunos várias atividades.
A seguir algumas atividades desenvolvidas.
* OFICINA DE PIPAS* CONFECÇÃO DE PETECAS
*CONFECÇÃO DE LIVROS DE PARLENDAS E TRAVA-LÍNGUA
* BRINCADEIRAS DE CORDA E PULAR ELÁSTICO
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