quinta-feira, 31 de maio de 2012

Maio: FAZENDA SANTA GERTRUDES ( PASSEIO PEDAGÓGICO)

      Com o objetivo fazer uma viagem aos tempos áureos do café desde a colheita até o embarque na estação do trem, passando por todos os processos intermediários, os alunos da nossa escola, fizeram na terça-feira (22), um passeio pedagógico à Fazenda Santa Gertrudes, localizada no município de Santa Gertrudes.
      Acompanhados por um guia da Fazenda, os alunos visitaram todas as instalações centenárias da Fazenda, como a casa sede, a igreja, represa, jardins, além de conhecerem os equipamentos utilizados no cultivo do café, como as máquinas de benefício, a tulha, entre outros.
      Durante o passeio, que teve cerca de duas horas de duração, os alunos tiveram uma idéia real do trabalho e da técnica numa época em que todo o transporte era efetuado em lombo de burro, carroção ou em carros de boi, e a energia provinha do vapor e de rodas de água, a mão-de-obra era toda importada da Europa.
      A relevância da fazenda não reside apenas no fato dela ter sido uma propriedade modelo na cafeicultura paulista, mas foi a mais importante propriedade cafeeira no oeste paulista.
      O passeio foi bastante proveitoso, antes de visitarem a Fazenda, os alunos já haviam assistido a um documentário em sala de aula, o que facilitou o entendimento e esclarecimento de dúvidas, tornando o passeio ainda mais interessante.






Maio: FAMÍLIA NA ESCOLA


      A educação está baseada em valores como solidariedade, integridade, ética, inovação e cidadania – atitudes que são responsabilidade tanto da família quanto da escola. É primordial que os pais estejam envolvidos com a educação de seus filhos e na construção de valores para toda a vida.
     A participação das famílias junto à escola reforça essa integração social e torna significativo o processo de ensino-aprendizagem.
     E nossa escola visando sempre à integração Família X Escola, proporcionou no dia 10/05/2012 o II Encontro Família na Escola, os familiares que participaram do evento prestigiaram as apresentações dos nossos alunos como: dança música, teatro e banda.




Abril: INCENTIVO À LEITURA


        As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar.

        Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.

       Nossos educadores preocupados em despertar e incentivar nos alunos o prazer pela leitura, a ampliação do repertório de histórias e proporcionar situações de leitura e pesquisa em biblioteca, realizaram no dia 18/04/2012, um passeio pedagógico levando os alunos para visitarem a Biblioteca Municipal do Centro Cultural Roberto Palmari em Rio Claro.

     Os alunos ficaram admirados com o local, os livros estavam muito bem organizados e o espaço muito acolhedor, após esse momento de descoberta todos escolheram os livros de sua preferência e viajaram pela imaginação a lugares maravilhosos, usando como ponto de partida as histórias.





quarta-feira, 30 de maio de 2012

Março: ANIVERSÁRIO DE IPEÚNA

      No dia 21 de março, o município de Ipeúna, comemorou 47 anos de emancipação político - administrativa. Em comemoração a essa data tão significativa, a Prefeitura Municipal promoveu vários eventos, entre eles o desfile cívico com a participação de todas as escolas.
      Os nossos alunos, com a orientação de toda equipe escolar, abordaram o início do povoamento de nosso município, enfocando a praça, seus bancos, o coreto, a fonte e a paróquia, figuras singulares na formação de nossa cidade.








Março: DIA INTERNACIONAL DA MULHER


     

      Este dia representa uma luta...
      O Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de Março, tem uma história de lutas pela valorização da mulher, lembrando-se de sua força e sensibilidade para conquistar seu espaço.
     Assim, este dia está relacionado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres, tentando organizar uma sociedade mais justa e igualitária.
    Apesar da discriminação contra a mulher ser bem antiga, é a partir da Revolução Industrial, em 1789, que os movimentos e reivindicações começam a crescer.
    Tudo começou com a mobilização organizada por operárias de uma fábrica de tecidos em Nova York, Estados Unidos, em 8 de março de 1857. Neste dia, 129 operárias paralisaram suas atividades para reivindicar melhores condições de trabalho, redução de carga horária de 14 horas para 10 horas e direito à licença maternidade. A polícia e os donos da fábrica reagiram duramente, trancando essas mulheres no local e em seguida atearam fogo, fazendo com que todas morressem carbonizadas.
     A partir daí esse dia foi escolhido para ser o Dia Internacional da Mulher em homenagem a essas operárias, que representam as diversas lutas empreendidas pelas mulheres na sociedade.

     Em homenagem a todas as mulheres os alunos da nossa escola no dia 07/03/2012, realizaram um desfile na praça central da cidade, onde os alunos e equipe escolar foram os modelos desse evento.


Fevereiro: CARNAVAL


      O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do Brasil. Com base neste conceito, os alunos da Escola de Tempo Integral (ETI) de Ipeúna visitaram na quarta-feira 15/03/2012, a sede da Escola de Samba Unidos da Vila Alemã (UVA), em Rio Claro. O objetivo da visita foi apresentar o processo de construção de um carnaval de rua. No total, 105 crianças, matriculadas do 2º ao 5º ano, participaram da visita. A visita faz parte do Projeto Carnaval, desenvolvido em sala de aula.

      Ao longo do projeto, os alunos pesquisaram e trocaram muitas informações sobre o carnaval. A visita à UVA é a oportunidade de conferir as etapas de um carnaval de escola de samba, desde a escolha do tema do samba-enredo, a confecção das fantasias e construção dos carros alegóricos, os ensaios, entre outros aspectos.

     Durante a visita, as crianças puderam conferir a fábrica de fantasias em plena atividade, desde os desenhos até as peças prontas, acompanharam um documentário sobre a história do Carnaval no Brasil e também puderam conferir uma apresentação especial da porta-bandeira e mestre-sala da Escola.


Perfil da Escola

    A Escola Municipal de Tempo Integral localiza-se na área central da cidade à Rua 6 nº 325 atendendo 06 classes do Ensino Fundamental- Ciclo I, do 2º ao 5º anos, totalizando 96 alunos.

    De acordo com o Decreto supramencionado, a Escola foi criada com finalidade de prolongar a permanência dos alunos do ensino fundamental em escola publica, de modo a ampliar as possibilidades de aprendizagem, com o enriquecimento do currículo básico, a exploração de temas transversais e a vivencia de situações que favoreçam o aprimoramento pessoal e cultural.

    A Escola Municipal de Tempo Integral funciona  com uma jornada de 9 (nove) horas-aula diárias e carga horária semanal de 45 (quarenta e cinco) horas-aula.

   No período da manhã tem sua organização curricular constituída por componentes do currículo básico do Ensino Fundamental, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, sob a assessoria do PROEPRE

    No período da tarde as oficinas curriculares estão agrupadas por eixos temáticos: atividades de linguagem e matemática, atividades artísticas, atividades esportivas, esportivas e motoras e atividades de participação social, conforme matriz curricular anexa.
   
    A criação desta escola foi de suma importância para a comunidade, pois 90% de seus pais e/ou responsáveis trabalham o dia todo, possibilitando que seus filhos possam usufruir deste espaço educativo que prolonga a permanência dos alunos na escola, ampliando as possibilidades de aprendizagem, com o enriquecimento do currículo básico, a exploração de temas transversais e a vivencia de situações que favoreçam o aprimoramento pessoal e cultural.